quinta-feira, 19 de abril de 2007

Tudo caro...

Os sensores de estacionamento estão se popularizando com bastante velocidade. É fácil observar na rua carros com dois, três ou quatro círculos camuflados no pára-choque traseiro. Essas bolinhas são os sensores que detectam a aproximação de obstáculos.Embora os preços venham baixando paulatinamente, ainda estão demasiadamente caros no Brasil, assim como toda novidade - ainda que o preço elevado não tenha justificativa aceitável.Na última Automec (feira de autopeças), os estandes chineses invadiram o Anhembi, com todo tipo de peça de reposição, inclusive os tais sensores. Fingi que era um comprador e visitei várias empresas até encontrar um produto de qualidade, que dispunha de um simulador com o equipamento funcionando para teste.Então fui "negociar" com a representante de da empresa chinesa e escolhi um kit com quatro sensores e um display que indica a distância entre o pára-choque e o obstáculo. Se eu comprasse um lote com 50 peças ou mais, cada uma sairia por US$ 45, incluindo os custos de importação. Se o lojista adicionar 60% de lucro sobre cada unidade (uma boa margem, não?) para o consumidor final, custaria aproximadamente R$ 150.Na reportagem "Cuide do que é seu", de abril, mostramos que um leigo pode instalar o equipamento em aproximadamente uma hora. Supondo que as lojas cobrassem R$ 150 só de mão-de-obra, ainda assim teríamos um custo de R$ 300, não é?Você já consultou alguma concessionária para verificar quanto elas cobram para instalar o equipamento? Dificilmente o preço é inferior a R$ 600. Algumas empresas cobram até R$ 1.200 pelo equipamento já instalado. Explicações para preços tão elevados no Brasil existem aos montes, mas acho que poucas são aceitáveis.Para você, o que justifica os preços elevados dos acessórios ou peças de reposição no Brasil?

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