quinta-feira, 19 de abril de 2007

Brasil, um comércio automobilístico MUITO estranho

O mercado brasileiro é muito estranho. E não vejo ciência que possa explicar o gosto dos habitantes desta terra quando o assunto é carro. Faz bastante tempo que a invasão dos carros 1.0 começou, mas nem os consumidores, nem o governo resolveram essa questão.Quando não se trata de incentivo fiscal, o problema é o mercado. A predominância dos carros prateados nas cidades é um exemplo mercadológico. É uma imposição da indústria, gosto do brasileiro ou suposto melhor valor de revenda? Explicar esse assunto é como discutir quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. O consumidor prefere carros prata porque gosta ou porque só encontra essa cor nas lojas? Enfim...Olha só o que acontece (ou já aconteceu) por aqui:- Somos um país tropical, mas as ruas estão infestadas de carros prata/preto.- Já consumimos perua com duas portas (lembra da Parati?).- Não conseguimos nos livrar da Kombi.- Adoramos picapes pequenas que jamais carregarão um saco sequer de carga pesada.- Somos fãs de modelos "fora-de-estrada" que não podem sair do asfalto.- Trocamos freios ABS por rodas de liga-leve porque estas valerão mais na revenda.- Odiamos teto solar.- Ainda estamos amaldiçoados com a praga dos motores 1.0.Se você lembra de mais peculiaridades de nosso mercado ou sabe por que somos assim, ajude a explicar.

Nenhum comentário: