segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Audi Le Mans quattro

O Audi Le Mans quattro é o carro mais veloz que será apresentado no Salão Internacional do Automóvel 2004, de 21 a 31 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Derivado do modelo de competição R8, o esportivo da Audi acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e precisa de 10,8 segundos para chegar a 200 km/h. O Le Mans quatro é equipado com motor V10 biturbo de cinco litros e injeção direta de combustível FS1, que desenvolve 610 cv de potência a 6 800 rpm e se destaca também pelo torque de 750 Nm, obtido já a partir de 1 750 rpm, o que confere a ele excepcionais condições de dirigibilidade. O câmbio é manual, de seis marchas, com curto espaçamento entre elas. Com esses números, o Le Mans quattro destrona esportivos como Ferrari, Porsche e Lamborghini, e também modelos da própria Audi que se notabilizaram pelo desempenho, como a perua RS4, que acelerava de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, e o atual RS6, que chega a 100 km/h em 4,7 segundos.Como uma obra de arte, o motor do Le Mans quattro, de localização central, pode ser admirado sem que se abra sua tampa. Até mesmo do habitáculo é possível ver seu funcionamento. Naturalmente, num modelo dessa natureza, está presente o sistema Audi de tração nas quatro rodas, fazendo com que a potência se distribua da melhor forma entre os eixos.
Desenvolvida num túnel de vento de última geração, a carroceria combina a estrutura de alumínio da Audi (ASF) com detalhes de fibra de carbono, o que resulta em mais rigidez e menos peso (1 530 kg) e, em conseqüência, o máximo de dinamismo na estrada. Na carroceria do Le Mans quattro vem embutido um spoiler traseiro que sobe automaticamente quando a velocidade supera os 120 km/h. Além disso, para aumentar a estabilidade num circuito de curvas fechadas, por exemplo, o condutor pode manter o spoiler constantemente elevado, bastando para isso apertar um botão no volante. Com 1,90 m de largura, 1,25 m de altura e apenas 4,37 m de comprimento, o perfil do Le Mans quattro remete essencialmente à esportividade, realçada pela pintura azul jateada. Sua poderosa traseira parece flexionar os músculos para o salto, como um atleta na linha de partida, enquanto a frente, assim como a generosa curva do teto, sugerem ter sido desenhadas com uma única linha de pincel. Lateralmente, atrás das portas, ficam as salientes tomadas de ar para a refrigeração do motor, dos freios e dos intercoolers. Os bancos esportivos vêm acompanhados de um sistema de cinto de segurança idêntico aos utilizados em carros de competição, com múltiplos pontos de fixação. Outro destaque é o painel de instrumentos, que mistura o design nostálgico do velocímetro e do conta-giros analógico com o revolucionário sistema MMI (Multi mídia interface). Amortecedores especiais, freios esportivos e a moderníssima tecnologia LED de iluminação de faróis e lanternas constituem outros fatores que realçam a presença do Le Mans quattro, mesmo num estande tão repleto de atrações como o da Audi.

Nenhum comentário: